Imagem do Blog

Imagem do Blog

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

PROJETO E INFORMAÇÕES INICIAIS


Tive a oportunidade de conhecer um pouco da Patagônia em 2012, em uma viagem de motocicleta que fiz até Ushuaia;  fiquei encantado com o que vi e senti. Se me fosse dada apenas uma palavra para definir a Patagônia, esta palavra seria MAGIA! Esses locais são mágicos, o deserto, a neve, os rios, os lagos, as esculturas naturais de pedra erguidas no alto das montanhas e muito mais!

A Fatinha será minha companheira nesta aventura. Faremos nossa primeira grande viagem juntos de motorhome, o qual carinhosamente vou chamar de “ligeirinho”, tenho certeza que será uma experiência incrível!
Pretendo com este blog não só marcar este momento especial, mas trazer o máximo de informações possíveis para os que no futuro queiram empreender um projeto semelhante.
Nosso motorhome é uma Renault Master L3H2, um modelo compacto. Existem muitos com estas características sendo fabricados no Brasil. Algumas observações sobre este veículo que posso antecipar:  se trata de um veiculo para um casal e um filho pequeno, no máximo. Os pontos positivos: Tem muita agilidade, facilidade de manobrar, muito econômico, uma autonomia em torno de 850km o que traz muita segurança quanto a opções de postos de combustíveis, e por ter rodado simples paga-se os pedágios como veículos de passeio; os pontos negativos:  O quarto é pequeno, a cama é colocada de maneira transversal  (e não poderia ser diferente para este modelo) então a noite quem dorme mais ao fundo para ir ao banheiro por exemplo tem que passar por cima do outro e com certeza acordar seu ou sua companheira de viagem, os tanques também são pequenos, de água potável, servida e de detritos, principalmente o de água potável, que obriga a ter racionalidade em seu uso; como disse, os pontos positivos e negativos são características e não virtudes e defeitos!
Existem muitas verdades e mitos sobre o que é preciso para ir de carro ou de motorhome para os outros países da América do Sul,  na verdade se por uma infelicidade você se deparar com um policial corrupto que quer o seu dinheiro, ele com certeza vai inventar e te pedir algo que você não tem. Mas de uma maneira geral o que pude verificar através de pesquisas são necessários os seguintes documentos e equipamentos:
- Certificado de registro e licenciamento do veículo em seu nome ou uma autorização para tráfego fora do território nacional (autenticado em cartório e legalizado no ministério das relações exteriores – MRE/Itamaraty) se o veículo estiver em nome de empresa, emprestado ou financiado;
- Cadenas (correntes), se for trafegar em piso com neve acima de 2cm;
-Um cambão ou cabo de aço (no Brasil é proibido o uso de cabo de aço);
- Kit de primeiros socorros (tipo aquele que foi abolido no Brasil);
- Dois triângulos;
- PDU (pase diário único) para quem for trafegar nas autopistas chilenas;(pode ser adquirido na rede de postos COPEC);
- Identidade ou passaporte;
- Carteira nacional de habilitação (no Chile Permissão Internacional para dirigir);
- Seguro Carta Verde;

- No chile é necessário fazer o seguro SOAPEX; uma vez que o país não faz parte do Mercosul e o seguro carta verde não se estende a este!
- Se o veículo tiver farol auxiliar (antigo farol de milha deve-se cobrir com um plástico amarelo ou pintar desta cor;
Ainda, para motorhome:
- Instalar um farolete verde do lado esquerdo e um vermelho ou amarelo do lado direito, na parte traseira do veículo;
- Colocar um adesivo na parte traseira superior com a velocidade máxima para este tipo de veículo que é de 90km/h;
- Colocar faixas reflexivas nas laterais, podem te pedir também na parte traseira então já providencie para esta parte do veículo também;

-   Na Argentina é lei trafegar com os faróis acesos inclusive se for dia;
Para encerrar tem os mitos, tipo lençol branco, mortalha, duas rodas extras e outros que na verdade não são obrigatórios, mas, como disse no inicio, um policial corrupto pode te pedir qualquer coisa, mesmo que não tenha obrigatoriedade, este tipo de situação já aconteceu comigo na Argentina.
Nos acompanhem pelo blog que teremos muitas novidades durante nossa viagem!

Resultado de imagem para imagens do ligeirinho

 

 

2 comentários:

  1. que maravilha muito emocionante passear de motohomer,sair sem destino,sem pressa e sem para voltat , é tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. oi pessoal. foi tranquilo viajar com esse carro para a patagônia? Como foi na estrada de rípio?

    ResponderExcluir