Imagem do Blog

Imagem do Blog

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Origem e curiosidades dos lugares que passaremos


PATAGÔNIA

A Patagônia é uma região geográfica que abrange a parte mais meridional da América do Sul. Localiza-se na Argentina e  no Chile, e integra a seção mais ao sul da cordilheira dos Andes, começa perto do paralelo 37 e estende-se até a ilha da Terra do Fogo, cuja capital é Ushuaia - conhecido como o fim do mundo.
Com suas paisagens contrastantes; para oeste está o mar do pacífico, de norte a sul corta a Cordilheira dos Andes, no centro da região a Patagônia extra-andina, desértica, formando pedregosos planaltos e grandes extensões de campo, para o leste encontra-se a Costa Atlântica e para o sul, chega-se até a Ilha Grande da Terra do Fogo.

Enigmática como poucas regiões no mundo, a Patagônia propõe seu primeiro desafio ao tentar decifrar a origem de seu nome, sobre ele, existem diferentes versões que indicam a Fernão de Magalhães como autor. Uma delas associa o nome à observação por parte do navegante, de grandes pegadas realizadas pelos Tehuelches, um povo nativo da região, que se caracterizavam por serem altos e fortes. Outra, diz que Magalhães utilizou o termo "Patagón", fazendo alusão a um monstro literário, personagem de uma famosa peça medieval, se traduz na verdade em conjunção perfeita de lagos, rios, montanhas e vales.
 
Bariloche - AR

Bariloche, cujo nome oficial é San Carlos de Bariloche, é uma cidade localizada na Província de Rio Negro, junto a Cordilheira dos Andes, na fronteira com o Chile. Está rodeada por lagos (Nahuel Huapi, Gutiérrez, Mascardi) e montanhas, como o Cerro Tornador (3354 m de altitude, na fronteira com o Chile), o Cerro Catedral (movimentada estação de esqui) e o Cerro López. Possui cerca de 130 mil habitantes.O nome Bariloche provém da palavra "Ubdabis", que na língua mapuche significa "povo de trás da montanha". Isto porque seus primitivos habitantes, os índios mapuches, eram originários do outro lado da Cordilheira dos Andes. A altitude menor dos Andes na região de Bariloche (em alguns casos, inferior aos 1000 m, cobertos de bosques) permitiu aos mapuches migrarem há séculos do sul do Chile para a região da Patagônia argentina.

Puerto Varas - CH

Localizada em frente ao Lago Llanquihue, o segundo maior lago do Chile e o terceiro maior lago natural da América do Sul, Puerto Varas é conhecida como "ciudad de las rosas". Povoada por colonos alemães desde meados do século  XIX, na atualidade os seus 40.000 habitantes mantêm a tradição arquitetônica, gastronômica e cultural Alemã. O melhor cartão postal de Puerto Varas está na beira do lago onde é possível admirar em plenitude o vulcão Osorno, e o vulcão Calbuco, que dominam o lago Llanquihue, de intensa cor azul, sempre cristalino e que de manhã é quase um espelho. 
 
El Calafate – AR

Está situada na Província de Santa Cruz, a 316 km de Rio Gallegos, a capital provincial. Localiza-se nas margens do lago Argentino, o maior lago da Patagônia Argentina, cobre uma superfície de 1.466 km² e tem uma profundidade média de 150 m.  Seu nome se deve ao arbusto calafate, típico da região, conta a lenda que quem come este fruto, alguma vez voltará a esta cidade. Em El Calafate predomina um clima seco, com uma temperatura Média máxima no verão de 19ºC e média mínima no inverno de -2ºC. Entre mistérios e realidades El Calafate acerca seus visitantes aos segredos dos gelos eternos e ao mais incógnito e surpreendente de nossa geografia. Desde este centro turístico se iniciam todos os circuitos aos glaciais como o Upsala, Onelli, Viedma, Agassiz e o afamado Perito Moreno.

Perito Moreno – El Calafate – AR

O glaciar Perito Moreno é considerado a terceira maior área congelada do planeta, tem 31 quilômetros de extensão e 4.000m de profundidade e é único em todo mundo que não perde tamanho com o passar dos anos, tem uma taxa de crescimento de cerca de 2 metros por dia, o total de 700 metros a cada ano e como perde volume praticamente na mesma proporção, se mantém estável,  possui uma superfície de gelo de 250 km quadrados e altura de 60 metros em relação ao nível do Lago Argentino, onde está localizado.
 
El Chalten - AR

El Chalten é um pequena cidade no pé das montanhas Fitz Roy e Cerro Torre em Los Glaciares Parque Nacional, cerca de 250 metros acima do nível do mar, cobre 106.000 hectares e seus rios são, entre outros as geleiras magníficas Viedma e Moyano.. El Chalten é a cidade mais jovem da Argentina, fundada como uma cidade de fronteira em 12 de Outubro, 1985, de apenas 300 habitantes tornou-se a Meca do trekking na Argentina, sendo visitada por mais de 20.000 turistas de todo o mundo.
 
Monte Fitz Roy – El Chalten

Monte Fitz Roy, tem este nome em homenagem ao capitão da escuna Beagle,  que levou o naturalista Charles Darwin em sua viagem pela Patagônia.
É uma montanha gigante de granito batizada pelos primeiros habitantes da região com o nome Chalten -Montana o que significa que a fumaça feita devido a um fenômeno físico pode ser visto em dias claros como um acúmulo de fumaça que emana dos cumes. A origem deste caso reside na formação de nuvens e  neve constantes. Isto não só confundiu os índios, mas também cientistas como Francisco Moreno, que observou em mapas como vulcão. 

 
Puerto Natales – CH
 
Porta de entrada para o Parque Torres Del Paine, Puerto Natales é uma pequenina e pacata cidade tem menos de 20 mil habitantes. A capital da província de Última Esperanza na região de Magalhães e Antarctida Chilena. Puerto Natales é rodeada por montanhas, estâncias e pequenas propriedades agrícolas, além de museus e um pequeno comércio. Fundada em 1911, a cidade tem mais de 100 anos de história para contar. Em 1557, aportou por essas terras o navegador Juan Ladrilleros. Ele desbravou rios e fiordes e conquistou a região que, atualmente, é reconquistada por aventureiros de todo o mundo a cada dia. Última Esperanza, que na época foi o nome dado à derradeira tentativa de vencer o Estreito de Magalhães, agora representa a vontade de superar todos os limites até o extremo dessas terras.
 
Torres Del Paine – Puerto Natales – CH
 
O parque nacional Torres Del Paine está localizado na Região de Magalhães e Antártica Chilena, na provincia de Ultima Esperanza. Foi criado em 13 de maio de 1959. O principal ponto de entrada para os visitantes é a cidade de Puerto Natales. É considerado um dos parques mais impressionantes do sul do Chile, Fundado como parque no final da década de 1950, foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1978. Tem uma área de aproximadamente 242.000hectares, na qual se encontra a cadeia montanhosa Del Paine, com as mundialmente famosas Torres del Paine e os não menos conhecidos Cuernos del Paine. Lagos, rios, cascatas e glaciares estão em perfeita harmonia no parque. Em 2012 houve um incêndio que queimou até 33 mil hectares do parque, queimando a maior parte das árvores, o que não foi suficiente para tirar toda a beleza local. O principal ponto de entrada para os visitantes é a cidade de Puerto Natales.
 
Ushuaia – AR

Capital da Província da Terra do Fogo. Seu nome provém do idioma indígina Yagan: ushu + aia (fundo + baía = baía profunda), está localizada nas margens do Canal de Beagle, no extremo sul da Terra do Fogo, e rodeada pelos montes Martial.
Ushuaia é uma cidade jovem, a fundação da cidade foi em 12 de outubro, 1884 quando uma expedição argentina chegou a estabelecer uma sub-prefeitura, no entanto, cerca de 300 missionários anglicanos da “American Society Missionary” Já povoada área. Eles construíram as primeiras casas e cuidaram de evangelizar os nativos. A cidade cresceu lentamente ao longo da primeira metade do século XX, organizando-se em torno da instalação de um grande presídio, que trouxe muitos funcionários administrativos e atraiu novos colonos, mas também fez com que se formasse uma impressão sombria sobre o local. A partir da metade do século o presídio foi extinto, a cultura se diversificou e o progresso se deu mais rápido, com a instalação de diversos serviços, a melhoria na infraestrutura urbana e a criação de incentivos governamentais para a fixação de novos residentes. Atualmente a cidade é um importante pólo turístico da Argentina e se tornou famosa com o slogan da Ciudad más austral del mundo (A cidade mais austral do mundo) .









 

 

Um comentário: